Regras do Jogo
Interwiki |
---|
български • Deutsch • English • Español • Esperanto • Français • Italiano • Lietuvių • Lojban • Nederlands • Polska • Português • Русский • Suomi • Svenska • Türkçe • 中文 |
As regras no Cantr são criadas pelo Conselho de Administração do Jogo e é da responsabilidade do Departamento de Jogadores garantir que estas são cumpridas. Note que o texto abaixo é a representação oficial das regras, e este artigo só pode ser editada por administradores do wiki.
Contents
Regra Capital
Há uma regra que reina na interacção entre os personagens no Cantr II.
Enquanto cada jogador pode ter vários personagens, esses personagens TÊM que ser indivíduos distintos. Esta regra têm várias ramificações no jogo:
- Os teus personagens não são automaticamente uma família, um clã, uma tribo, um exército, uma companhia, e nem sequer amigos. Eles devem ter os seus próprios interesses e objectivos. Não se devem conhecer a não ser que por acaso se encontrem. Se dois dos teus personagens interagirem, devem-no fazer como se cada um estivesse a pensar nos seus próprios interesses e objectivos - ou seja, como se o outro personagem estivesse a ser jogado por um jogador diferente. Descrever os teus personagens como uma família, juntá-los todos para formar um exército, ou criar um personagem com o único objectivo de servir outro dos teus personagens (fazer um personagem "mula") são todos violações a este aspecto da Regra Capital.
- Os teus personagens não sabem automaticamente o que os outros viram ou fizeram. Se tens um personagem numa cidade, esse personagem não deve saber se houve uma revolução noutra terra enquanto ninguém venha dar as notícias, nem que tenhas um personagem em cada cidade dessas. Discutir sobre qualquer acontecimento que tenha acontecido num outro local antes de receber essas notícias através do jogo é uma violação a este aspecto da Regra Capital.
- Do mesmo modo, uma mesma organização só pode existir em diferentes locais se um membro se deslocar para diferentes localidades para abrir mais escritórios. A criação de organizações deve tomar lugar no jogo - não entre os teus próprios personagens, nem offline entre os teus amigos a não ser que já haja uma certa ligação entre os personagens no jogo.
- Deves também evitar organizar o que quer que seja com os teus amigos que também jogam Cantr, fora do jogo. Embora isto seja difícil de apanhar, é considerado batota já que te dá uma vantagem injusta em relação aos outros personagens no Cantr.
- Seu personagem não deve ter uma história de fundo que descreve o tempo antes que eles geraram. Eles podem ter definido personalidades, e você pode até mesmo tê-los agir como se eles têm uma história por trás, mas isso não deve ser tornada pública para os outros personagens. Se for, seu personagem provavelmente será tratado como louco.
O Departamento dos Jogadores está aqui para ajudar com a interpretação da Regra Capital. Se não estás certo se o que estás a fazer é uma violação, pergunta primeiro! E se pensas que alguém está a quebrar as regras, o Departamento dos Jogadores pode investigar. Podes contactar o Departamento de Jogadores (PD, ou seja, Players Department) em players@cantr.net - ou simplesmente usa o link na página dos Departamentos.
Embora o que foi dito não abranja a totalidade do que é a Regra Capital, uma série de simples indicações servem para o Departamento de Jogadores lidar com as violações:
- Não é permitido a ti ter mais de uma personagem em uma mesma organização.
- Não é permitido a ti ter mais de.duas personagens em uma mesma localidade.
- Não é permitido a ti solicitar jora do jogo ("out-of-character") a teus amigos que te auxiliem com algo que ocorre em jogo ("in-character"), ou para rapidamente vir em socorro.
- Não é permitido a ti atacar uma mesma personagem com duas de tuas próprias personagens.
- Não é permitido a ti compartilhar mapas ou outras informações do que ocorre no jogo ("in-game") por meios fora do jogo e da personagem, tal como em sua página pessoal na intrnet.
Embora estas regras te auxiliem como linhas indicativas, deve-se enfatizar que elas não substituem a Regra Capital como tal. A chave está em se compreender o espírito da Regra Capital, que é basicamente sobre a representação de personagens ("role-playing"). Quando jogas com tuas personagens, imagina estar na pele delas, e pensa com base na perspectiva de cada uma delas. Nenhuma das acções de tuas personagens podem ser fundadas no conhecimento que tens como jogador acerca das outras localidades, das outras personagens, da história do jogo ou baseadas nas conversas fora do jogo com colegas jogadores. ´ Joga tua personagem com a experiência em jogo dela mesma, com o conhecimento em jogo dela mesma e tendo em mente a personalidade e interesses dela própria. Não poderá haver diferença entre a interacção de tua personagem com outra de tuas personagens ou de personagens de teus amigos e a interacção dela com personagens de outros jogadores que te são desconhecidos.
Regra dos Quatro Dias
Parte da Regra Capital é que não é permitido falar de qualquer acontecimento do jogo no fórum ou no chat - ou em qualquer outro lugar, mesmo - durante os quatro dias seguintes a esse acontecimento. Isto é para evitar que notícias sobre um ataque ou acontecimentos interessantes no jogo sejam espalhadas antes que os jogadores tenham a possibilidade de experimentar estes acontecimentos pelos olhos dos seus próprios personagens.
Regra do Sexo Não-Consentido
O Conselho de Administração do Jogo promulgou uma política em relação à dramatização de sexo não consensual (estupro, agressão sexual, etc.). Um jogador que pretende que sua personagem cometa violência sexual à outra personagem deve obter o consentimento ooc do jogador que representa a vítima pretendida antes de fazer o role-play do evento. Se o consentimento não for obtido, então ele não pode fazer o rolepaly do abuso. Se o atacante insiste no evento sem o consentimento do jogador da vítima, então uma severa ação disciplinar será tomada. Uma explicação mais detalhada pode ser encontrada no fórum em http://forum.cantr.org/viewtopic.php?f=1&t=19795&p=462215#p462215
Regra da Língua Estrangeira
Sua personagem, inicialmente, apenas conhece a língua na qual ela foi criada. As personagens podem aprender outras línguas desde que sejam expostas a elas no jogo e faça um roleplay do processo de aprendizagem de, pelo menos, 40 dias. Isto é para impedir jogadores multilíngues de terem uma abusiva vantagem sobre os jogadores que falam apenas uma língua.
Orientações Específicas
As personagens de Cantr são seres humanos, ou o tanto quanto humanos podem ser enquanto submetidos às mecânica do jogo. Isso ainda deixa aberta uma grande margem de interpretação pelos jogadores. Não há nisto nenhuma intenção de iniciar uma inquisição contra personagens que podem ser considerados humanos com características exóticas (cores estranhas de cabelos, deformidades, doenças genéticas, etc) Mas se destina a dar ao PD uma base de referência para impedir gigantes-de-oito braços e outros extremos deste tipo.