Regras do Jogo

From Cantr II Wiki
Jump to: navigation, search
Interwiki

българскиDeutschEnglishEspañolEsperantoFrançaisItalianoLietuviųLojbanNederlandsPolskaPortuguêsРусскийSuomiSvenskaTürkçe中文

A Regra Capital

"Na Terra de Cantr, onde as sombras repousam. Uma Regra governa a todos..."


Há uma Regra Capital que governa o jogo em Cantr II. Sua formulação é simples, mas tem muitas importantes ramificações:


O jogo deve ser jogado exclusivamente pela perspectiva de cada personagem individual.


O espírito da Regra Capital é o de que o "role play" deve ser imersivo. Quando tu interpretares tuas personagens, deverás imaginar estar em suas próprias peles, e pensar pela suas próprias perspectivas. Nenhuma das ações de tuas personagens deverão acontecer com base em teu conhecimento como jogador, exterior à personagem (OOC, ou Out Of Character, em inglês), em relação a outras localidades, personagens conhecidas, mapas, recursos ou à história do jogo; nem com base em tua comunicação OOC com outros jogadores. Ou seja, como jogador deve desenvolver as tuas personagens unicamente em relação a seus próprios ambientes de jogo. Deves jogar com tuas personagens a partir das experiências deles ou delas no jogo, com os conhecimentos deles ou delas no jogo, e levando em conta as personalidades e interesses deles ou delas em mente.

Teu próprio conhecimento OOC (fora da personagem) não deve ser usado para dar à tua personagem qualquer vantagem sobre as personagens de outros jogadores.

Com exceção das informações desta wiki, poderás usar apenas o conhecimento que cada personagem obtiver por ela própria no jogo. Por exemplo, se uma de tuas personagens testemunhar um evento, tua outra personagem deve agir como se ela não tivesse conhecimento dele até ficar sabendo por elas próprias no ambiente de jogo.

Conquanto a cada jogador seja permitido criar múltiplas personagens, estas personagens DEVEM ser indivíduos separados e distintos. Jamais deves usar várias de tuas personagens juntas para ajudarem-se mutuamente. A morte da personagem é um evento permanente, e qualquer transferência de conhecimento (tipo reencarnação) ou propriedade de uma para outra não é permitida.

Não deves ter várias personagens tomando parte em uma mesma família, clã, exército, empresa, etc. Elas não podem compartilhar recursos, e elas não podem juntar-se em uma atividade que promova lucro a uma outra tua personagem, mesmo que estando em localidades diferentes. Elas devem ter seus próprios objetivos e interesses, e estes não devem ser cruzados.

Se não puderes evitar que duas de tuas personagens se conheçam, é melhor que deixes uma inativa ("dormindo"). Se a interação for inevitável, deves cuidadosamente representá-las como se estivessem sendo jogadas por estranhos. Mas mantenhas em mente que sendo tu quem controla que elas fazem e conhecem, haverá sempre alguma vantagem nesta interação que poderá ser vista como desleal aos outros jogadores.

Algumas exceções são ocasionalmente feitas em regiões novas e em desenvolvimento que permitem a jogadroes terem múltiplas personagens vivendo juntas. No entanto, jamais é permitido que se use mais de uma personagem de mesmo jogador para arrastar ou atacar outra personagem. O Departamento de Jogadores monitora o jogo nestes casos e, então, se acreditas que tuas várias personagens podem envolverem-se em circunstâncias excepcionais, deves buscar orientação antecipadamente ao PD.

É permitida apenas uma única conta a cada jogador, com no máximo 15 personagens. Se tu compartilhas o computador com algum outro jogador, deves notificar sobre isto o Departamento de Jogadores. Apenas um jogador pode ter acesso a cada conta.

Não podes planejar ou coordenar por comunicação ooc com outros jogadores nenhum evento para ocorrer no jogo, mesmo que estejam logados. Não é permitido compartilhar mapas, localizações de recursos ou qualquer outra informação específica do ambiente do jogo com outros jogadores via ooc.

Tuas personagens não podem ter uma história pregressa ao tempo em que surgem no jogo. Elas podem ter personalidades e características predeterminadas, e podes até fazê-las agir como se tivessem uma história anterior, mas isto não deve ser tornado público às outras personagens.

O mundo de Cantr é inteiramente criado pelos jogadores, e a história e cultura de cada lugar diferente pode variar bastante. Assim, é sempre uma boa ideia investigar o local em que a personagem surgiu antes de determinar completamente sua personalidade e objetivos.

Não há mágica no mundo de Cantr. Todas as personagens são presumidamente humanas. És livre para criar personagens que acreditem em coisas estranhas, mas outras personagens podem considerá-las loucas.


A Regra dos Quatro Dias

Não é permitido falar de qualquer acontecimento do jogo no fórum ou no chat - ou em qualquer outro lugar, mesmo - durante os quatro dias seguintes a esse acontecimento. Isto é para evitar que notícias sobre um ataque ou acontecimentos interessantes no jogo sejam espalhadas antes que os jogadores tenham a possibilidade de experimentar estes acontecimentos pelos olhos dos seus próprios personagens.


A Regra da Língua Estrangeira

Cada personagem surge conhecendo apenas uma língua, não importa quantas tu conheças enquanto jogador. Tuas personagens precisam viajar e conhecer outras personagens de outras zonas linguísticas para aprenderem novas línguas no jogo. Mas, mesmo que tu, enquanto jogador, tenhas conhecimento ooc de uma segunda língua, deves fazer o role play do processo de aprendizagem de nova língua, por um período mínimo de quarenta (40) dias, para que cada personagem que o queira. Tal Regra de Línguas existe para mitigar qualquer vantagem que tenham os jogadores multilingues. No entanto, no processo de aprendizagem, é permitido a ti que descreva as ações de tua personagem usando qualquer língua comum e intermediária, sendo que a personagem somente pode dizer palavras aprendidas em sua experiência de jogo. Entende-se que as personagens possam aprender gramática nessa experiência, embora alguns cuidados devam ser tomados para explorar isto. Tradutores como Google podem ajudar no processo de aprendizagem de línguas, mas jamais devem substituir o conhecimento real feito em jogo. Não se aconselha que cries uma personagem em uma linguagem da qual não tenhas um mínimo de conhecimento eficaz. Personagens que usem apenas linguagem gerada por tradutores apenas atrapalham o jogo dos falantes nativos e, por isso, não são permitidas.


A Regra de Sexo Não-Consensual (NCS, Non-Consensual Sex em inglês)

Não há nenhuma proibição contra role play de sexo explícito. No entanto, Cantr II é aberto a jogadores de todas as idades. Antes de te engajares em algum evento de conteúdo sexual ou violento, deves te assegurar primeiro (via ooc) de estares lidando com jogadores adultos e que expressamente consentem com o evento. A Regra de Sexo Não-Consensual estabelece que, desde que jogadores menores de idade são incapazes de prestar real consentimento, deves te esforçar para te assegurares de que nenhum jogador menor esteja presenciando estes eventos. Da mesma forma, deves evitar usar linguagem potencialmente ofensiva mesmo em sussurros, pois estes podem ser ocasionalmente ouvidos por outras personagens. Deves requerer ao PD, por mensagem privada, confirmação da maioridade de outro jogador caso estejas em dúvida, mas obter o consentimento será sempre tua responsabilidade.


A Regla para Remover Personagens

Qualquer jogador que desejam remover personagens pode enviar um pedido por escrito ao Departamento de Jogadores pela liga 'contactar os serviços Cantr II, parte superior à esquerda na página do jogador.

A análise dos pedidos terá um mínimo de 24 horas.

Enquanto todos os pedidos serão avaliados individualmente, eles devem levar em consideração as seguintes diretrizes:

  • As razões para a remoção de personagens devem ser OOC. Não será dada uma ajuda ferramenta RPG.
  • Além disso, a opção de criar novos personagens a partir da conta pode ser bloqueada durante algum tempo após a eliminação.
  • Várias solicitações para o mesmo jogador em um período de seis meses serão automaticamente rejeitadas.
  • Qualquer discussão pública sobre a eliminação de personagens próprios ou de terceiros, vai levar a uma rejeição automática.
  • Disruptive roleplaying levar a uma rejeição automática. O comportamento dos personagens não devem ser alterados, já que não é alterada quando uma conta é fechada por inatividade ou quando um jogador for baixado.
  • Os jovens personagens não serão considerados para a eliminação, excepto em circunstâncias excepcionais de spawn.




O Departamento de Jogadores existe para ajudar todos os jogadores a jogarem em igualdade de condições. Encorajamos a ti procurar o aconselhamento do PD sempre que estiveres em dúvida sobre a aplicação das regras do jogo à tua situação individual. Podes encontrar links para enviar mensagens para o Departamento de Jogadores em tua página de jogador. Podes também contatar membros individuais do PD por via do fórum do jogo ou por canais irc.


As regras acima devem sempre serem consideradas no contexto. Aqui há um sumário e algumas coisas importantes para lembrar:

  • Deves ter apenas uma conta no jogo.
  • Tuas personagens não podem fazer parte de uma mesma família ou grupo.
  • Os nomes das personagens devem ser únicos, e não podes recriar personagens mortas.
  • Tuas personagens não podem ajudar umas às outras de nenhuma maneira: não compartilhando recursos, não trabalhando juntas, não influenciando outras personagens para intermediar o benefício de uma à outra.
  • Jamais deves usar duas personagens para atacar ou arrastar outra.
  • Como jogador, tu não podes transferir conhecimento adquirido por uma personagem à outra: cada personagem deve descobrir as coisas por elas mesmas em jogo.
  • Não podes disseminar informações de jogo, como mapas e localização de recursos, fora do jogo.
  • Jamais deves coordenar eventos do jogo com outros jogadores via ooc.
  • Não podes discutir eventos de jogo via ooc, nem revelar nenhum acontecimento que tenha ocorrido há menos de quatro dias.
  • Apenas deves criar personagens em línguas das quais tenhas alguma competência.
  • Deves interpretar em jogo o processo de aprendizagem de segunda língua de tua personagem, mesmo que tenhas conhecimento desta língua enquanto jogador.
  • Deves obter consentimento e confirmação de maioridade de outros jogadores antes de te engajares em conteúdo sexual explícito.