Primeiro Dia em Cantr

From Cantr II Wiki
Jump to: navigation, search
Interwiki

българскиDeutschEnglishEspañolEsperantoFrançaisItalianoLietuviųLojbanNederlandsPolskaPortuguêsРусскийSuomiSvenskaTürkçe中文


Muitos jogadores são rapidamente desencorajados quando jogam Cantr por causa da aprendizagem lenta e dos seus primeiros dias possivelmente penosos. Esse pequeno texto vai te ajudar a superar isso tudo.

Uma vez que sua conta for aceite e você loggar pela primeira vez, você vai ver na página de jogador a lista de seus personagens. Você pode aceder ao seu personagem clicando no smiley na frente do nome dele ou dela:

http://www.cantr.net/graphics/cantr/pictures/button_small_char_happy.gif

Isso vai te levar para a pagina de eventos, onde você poderá ver tudo o que aconteceu desde quando nasceu nessa cidade. A primeira vez que você entrar, essa página vai estar provavelmente vazia. No primeiro dia, a página de eventos é às vezes muito chata. Dependendo do tamanho da população e do nível de atividade da cidade pode demorar um dia ou mais para que os eventos interessantes comecem a aparecer. Ler essa página de eventos é a melhor maneira de entender os mecanimos básicos do jogo e também de conhecer as pessoas e atividades da cidade.

Uma maneira muito boa para começar a interagir com seu personagem é dizer o nome dele ou dela e que ele acabou de chegar (na zona portuguesa é moda dizermos que brotámos da terra, mas não há regra nenhuma para isso e desde que não se abuse, pode ser-se original). Use a pequena barra no topo da lista de eventos para digitar as palavras do seu personagem, e clique no botão 'Falar a todos'. Todo mundo naquela localidade vai poder ler o que seu personagem disse uma vez que eles loggem no Cantr (é mais provavel que não seja imediatamente, já que os jogadores nem sempre estão online na mesma hora). Quando você voltar à página de eventos a próxima vez, é provável que já tenha tido resposta.

Quando seu personagem fala, mantenha em mente que você sempre escreve da perspectiva do seu personagem – não é você (o jogador) falando, mas seu personagem. Não se refira ao mundo de fora do jogo quando seu personagem fala. Seu personagem conhece somente o que ele ou ela encontrou diretamente no Cantr.

Lembre-se também que a comunicação no Cantr não é instantânea. O resultado disso é que smileys como ;)  :(  :p e abreviações do tipo “lol” são geralmente mal vistas (mas ninguém bate em ninguém aqui, é só um jogo com regras mais apertadas...). Se você deseja expressar uma acção, ao invés de palavras, o costume é colocar a acção entre asteriscos. (Exemplo: Olá. *sorri*) Como todas as outras coisas, tem um momento quando isso fica muito usado. (Mas usar estes emotes é boa ideia para se fazer bom role-play, só não se pode é abusar)

Note que nenhuma das pessoas naquele lugar – que você pode ver clicando no link página das pessoas – é um personagem artificial; todo e cada um deles são jogados por pessoas reais, da mesma forma que o seu personagem é.

Quando você vir outro personagem falando seu próprio nome, você pode clicar no nome desse personagem na página de eventos, depois clicar no rosto sorridente na página de personagem que abriu, e depois você verá uma barra onde você pode colocar o nome pelo qual você deseja lembrar-se dele. Então, em primeiro todo personagem aparece assim “um homem nos seus vintes” ou algo parecido, mas graduamente você aprende a maioria dos nomes. Isso é também o motivo pelo qual é apreciado se seu personagem disser seu nome no primeiro dia, ja que todos os outros vão te ver como ‘uma mulher nos seus vinte’ ou o equivalente masculino disso.

Quando você clica em ‘objetos’ você entra na página de objetos, onde você pode ver todos os objetos que estão no chão. Todo mundo nessa localidade também pode ver esses objetos. Você pode ler as notas que estão lá clicando no butão com um olho:

http://www.cantr.net/graphics/cantr/pictures/button_small_read.gif

É fortemente aconselhado que você leia as notas no chão antes de fazer qualquer outra coisa na localidade. A maioria dessas notas são regras ou leis que foram feitas por aquela região e em alguns lugares você será punido se ignorar essas leis (não estranhem se não as encontrarem, a zona portuguesa peca por falta delas...). Leis podem existir sobre se caçar é permitido, se você pode colher sua própria comida ou recursos, se você pode cochichar com outros, se você pode sair da cidade, etc. – leis podem existir sobre qualquer comportamento possível. Essas leis não são definidas pelos criadores do jogo, mas pelos personagens daquela localidade. Seu personagem, no começo, é muito vulnerável – ele não tem comida, roupa, armas... nada – assim as acções ou escolhas do seu personagem afetam muito a sua vida presente e futura!

Seu personagem pode querer pegar, largar ou fazer cópias de notas. Você pode pegar elas com:

http://www.cantr.net/graphics/cantr/pictures/button_small_take.gif

Pode fazer cópias delas tanto directamente do chão ou no inventário com:

http://www.cantr.net/graphics/cantr/pictures/button_small_copy.gif

E largá-las com:

http://www.cantr.net/graphics/cantr/pictures/button_small_drop.gif


Note que geralmente os personagens não gostam se você pegar uma nota e depois esquecer de a largar ou uma cópia dela!

Uma das primeiras coisas para se preocupar é comida. Em algumas localidades, você é livre para juntar comida sozinho. Vá na página de localidade, e clique no botão na frente de qualquer recurso comestível naquele localidade. Uma vez que você juntou alguma comida, seu personagem comerá automáticamente todos os dias (se a comida for comestível sem ser cozinhada ou processada de outro modo). Algumas comidas servem para curar apenas e não podem ser consumidas para nutrição diária. Mas, como foi dito, leia as notas no chão primeiro! Em alguns lugares, coletar comida você mesmo é proibido ou limitado, porque há um limite de quantas pessoas podem coletar recursos na mesma hora. Alguns lugares também têm comida disponível para recém-nascidos ou programas de trabalho especiais para eles. Descubra isso primeiro se quiser que seu personagem evite ser preso ou executado.

Isso deve te ajudar a evitar o desapontamento de quando seu personagem é imediatamente preso ou morto por quebrar as regras. Por não ter nenhuma proteção especial para os personagens de jogadores novos no Cantr, você vai querer ser cuidadoso com as acções do seu personagem no início.

Para mais informações ver os outros artigos do wikiCantr português, ou no caso de não existir tradução vão ao inglês mesmo.

Finalmente, não esqueça de checar o fórum de discussão, que forma o tronco da comunidade dos jogadores de Cantr e onde você pode encontrar toda a ajuda que precisa quando partes do jogo não são claras para você. (ou quando queres simplesmente conhecer quem mais joga este jogo tão estranho e viciante, ou só mesmo rir-te um bocado...)

Espero que isso ajude seus personagens a sobreviver nos primeiros dias, que geralmente são um pouco dificeis de passar, mas que depois você ficará extremamente fascinado pela (quase) ilimitada possibilidade de situações que seus personagens podem viver no Cantr! Divirta-se!